Saiba como essa transformação vai otimizar o acompanhamento das demandas judiciais

Neste artigo você vai ler:

  • Como funciona a transformação dos processos físicos em eletrônicos
  • Todos os processos serão digitalizados?
  • Preciso contratar um advogado para isso?

Hoje, no Brasil, a maioria dos processos cíveis, incluindo os chamados de “pequenas causas”, são encaminhados para o Judiciário de forma eletrônica, ou seja, através de uma plataforma digital, onde o advogado envia os documentos e as manifestações para o Poder Judiciário através de arquivos em formato digital. Exige um esforço maior para o advogado, visto que faz todo o cadastramento do processo, indica os participantes, as custas a pagar etc diretamente do seu escritório, sem a necessidade de intervenção do servidor público. Mas, incomparavelmente, para o cliente representa uma agilidade e a tão sonhada celeridade judicial que não seria alcançada com o formato físico.

Ainda pela existência de milhares de processos físicos e pelo surgimento da CoViD-19, diversas mudanças ocorreram no Judiciário, sendo que uma das mais significantes, no Estado do Rio Grande do Sul, foi a possibilidade de transformação dos processos físicos em eletrônicos, sendo os advogados os responsáveis pela digitalização de cada página para auxiliar o Poder Judiciário, visto que com o fechamento dos Fóruns e Tribunais, os processos físicos ficaram suspensos, ao contrário dos processos eletrônicos, que puderam ter seus andamentos continuados.

Alguns critérios técnicos foram estabelecidos para possibilitar a transformação dos processos físicos em eletrônicos e nem todos os processos puderam ser digitalizados nessa etapa. Além disso, cabe ao advogado proceder com a digitalização dos documentos e analisar cada caso para verificar se é válido ou não transformar o processo em eletrônico, dependendo do seu andamento.

A virtualização dos processos traz muitos benefícios para o cliente que anseia por resultados rápidos da Justiça, porque vários andamentos que antes dependia-se dos servidores do Judiciário para promover os andamentos, agora são feitos automaticamente pelo sistema.

Além disso, o cliente pode ver todo o processo, tudo o que o advogado pede, o que a outra parte pede, o que o juiz decide e acompanhar todo o andamento até o final, inclusive recursos apresentados, todos os atos imediatamente visualizados.

Assim, se você tem um processo judicial, é importante contatar seu advogado para solicitar o novo número e as instruções para poder acompanhar bem de perto o andamento das suas questões pessoais.

Nossos clientes tem acesso imediato aos andamentos processuais através do nosso sistema de gestão. Se você ainda não cadastrou sua senha e login, envie e-mail para [email protected]