Não vou falar sobre o vírus, fique tranquilo. Ele está aí, as mãos ressecaram de tanto álcool, as crianças estão sendo psicologicamente afetadas, o mundo mudou de forma que já se discute se esta é a ruptura para uma nova era.

O que quero falar aqui é sobre emprego. Não sobre índices ou questões jurídicas, mas sim sobre habilidades. Por trabalhar com diversas empresas, percebi que no início desta pandemia muitas delas procuraram o escritório com questões relativas à demissão e isso me deixou apavorada. Logo pensei: Nossa, mas não possuem caixa suficiente para aguentar os primeiros 15 dias (no início era o solicitado para a parada geral)? Não, não era problema de caixa. Ao conversar com cada um deles percebi que algumas pessoas já estavam na corda bamba e a pandemia foi só o empurrão final que faltava para promover o desligamento dessas pessoas.

O que tu fazes para ser um funcionário melhor todos os dias? Tu ainda pensas que o mundo é como antes? Permita que eu conte: nas crises de emprego anteriores, te recordas que os chamados “serviços gerais” tinham muitas e muitas vagas abertas? Reparaste que tais vagas já não existem? Temos robôs em casa para “varrer”, que dirá uma empresa que antes terceirizava esse tipo de trabalho. Essas vagas não existem porque os robôs (aqueles redondinhos de chão) já cumprem com essa função.

Então se ainda tens a ilusão que teu emprego está garantido porque afinal chegas no horário, fazes tudo que o supervisor pede e com precisão, garanto: não está. O mercado está cheio de pessoas muito boas e mais do que isso, pessoas que seguem se aprimorando dia após dia. Ou acreditas que podes te sentar no sofá às 18h e ver televisão até adormecer? Esta pandemia prova que não. Veja a quantidade de lives, de cursos oferecidos na modalidade EAD, de entrevistas, de seminários e de congressos online, eles não ocorrem por nada, não ocorrem para ninguém ver.

Falta emprego? Não! Falta empregado qualificado e hoje não há desculpa para não se qualificar.

Deixo um vídeo que causou impacto ainda lá em 2017 sobre o futuro do emprego (e esse futuro era 2020): https://youtu.be/Y9FOyoS3Fag e deixo também um link com várias vagas de emprego: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/09/18/15-empresas-de-tecnologia-abrem-vagas-de-emprego-veja-lista.ghtml

Juliana Rebellatto Locatelli
Últimos posts por Juliana Rebellatto Locatelli (exibir todos)