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Apesar de ser um termo comum no meio empresarial, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao planejamento estratégico e como ele pode beneficiar pequenas e médias empresas.

Este artigo traz informações práticas com relação ao tema. Além de dicas importantes para alcançar melhores resultados para o seu negócio.

planejamento estratégico empresarial

O artigo apresenta:
  • O que é o planejamento estratégico?
  • Missão, visão e valores. O que são e para que servem?
  • Como o planejamento pode ajudar as empresas a alcançar o sucesso?
  • E o que é preciso fazer para colocá-lo em prática?
  • Qual o papel do consultor empresarial?

 


O que é o planejamento estratégico?

Planejamento estratégico é uma ferramenta administrativa que auxilia os gestores no desenvolvimento das atividades empresariais. Permite executar as tarefas de forma organizada, reduzindo os riscos e aumentando consideravelmente as oportunidades de sucesso. Planejar estrategicamente significa utilizar os recursos de forma apropriada. Para que pessoas e processos estejam integrados e orientados de maneira coerente, a fim de executar as ações definidas e alcançar os objetivos da empresa.

 

Missão, visão e valores. O que são e para que servem?

Trata-se da identidade organizacional, os pilares que definem a cultura corporativa.

A missão está relacionada ao propósito da empresa: o que ela é, a sua essência, a razão de existir.

Já a visão projeta o objetivo de longo prazo, o que a empresa quer ser, aonde quer chegar.

E os valores são os princípios e as regras que orientam as atividades empresariais, sua postura diante da sociedade.

 

Como o planejamento pode ajudar as empresas a alcançar o sucesso?

Com base em uma metodologia específica e orientada, realiza-se um diagnóstico que indicará quais são as dificuldades da empresa, bem como suas potencialidades, ou seja, os aspectos que podem ser explorados e que trarão vantagens competitivas para a empresa. Nesta atividade, estuda-se o ambiente interno da empresa, os processos e recursos. Além disso, é feita uma análise mercadológica, a fim de entender o cenário em que a empresa está inserida e assim, definir os objetivos a serem alcançados.

O planejamento estratégico auxilia os gestores a construir uma visão mais clara sobre o futuro, fornecendo informações relevantes e permitindo que a tomada de decisão seja mais assertiva, o que promove o desenvolvimento do negócio de forma estruturada.

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Com a definição dos objetivos e dos planos de ação, fica mais fácil para realizar as tarefas diárias, além de permitir que os gestores acompanhem o desenvolvimento de cada ação, seus prazos e os responsáveis por cada atividade. Outro benefício do planejamento estratégico está relacionado à capacidade de identificar falhas nos processos, já que serão definidas métricas de avaliação, bem como os resultados considerados satisfatórios.

Ao estruturar o planejamento, é possível envolver todos os colaboradores, fornecendo informações adequadas e definindo o passo a passo para realizar cada atividade. Independente do objetivo, que pode estar relacionado ao aumento de vendas, na área comercial, ou ainda na troca de equipamentos da área produtiva, um bom planejamento aumentará consideravelmente as chances de sucesso da sua empresa.

 

E o que é preciso fazer para colocá-lo em prática?

O trabalho pode iniciar de formas diferentes. O empresário pode pesquisar sobre o assunto e ir desenvolvendo as atividades de acordo com o seu nível de conhecimento e recursos disponíveis. Pode buscar auxilio junto às entidades empresariais de apoio às micro e pequenas empresas ou ainda, pode contratar um consultor empresarial, um profissional capaz de conduzir e orientar na construção e controle do planejamento, considerando o tipo de negócio e as possibilidades disponíveis.

 

Qual o papel do consultor empresarial?

A consultoria empresarial é um tipo de serviço que pode ser contratado por empresas de todos os portes, de acordo com os objetivos e necessidades de cada cliente e alinhada às áreas de atuação do consultor. O papel do profissional que realiza a atividade de consultoria é contribuir com o desenvolvimento da empresa, no dia a dia, com a melhoria das práticas diárias, bem como com a projeção de resultados futuros. Outro ponto importante refere-se à oportunidade de trazer um olhar externo para o negócio, de um profissional com experiência de mercado e com condições de fazer uma análise criteriosa da situação atual da empresa, favorecendo a tomada de decisões e impulsionando as chances de sucesso da empresa.

 

Conclusão

Sabe-se que o mercado é muito dinâmico e que o consumidor está cada vez mais exigente. Para atender as demandas dos clientes, os empresários precisam estar preparados. E o planejamento estratégico é a ferramenta adequada, capaz de tornar a empresa mais sólida e competitiva. Uma dica interessante também está relacionada à contratação de um profissional capaz de otimizar os resultados. Como a rotina de trabalho costuma consumir muito do tempo diário dos empresários, o consultor tem condições de apresentar ferramentas que facilitam análise das informações, bem como auxiliar na elaboração das estratégias mais adequadas para cada situação. É importante buscar referências sobre as experiências do profissional ou até mesmo pedir indicações de clientes já atendidos, para ter condições de avaliar suas habilidades e o trabalho que será realizado.

 

Aline Agatti

Aline Agatti

Consultora de Negócios em Organizativa Consultoria Empresarial
Administração com Habilitação em Comércio Exterior (UCS), Superior de Tecnologia em Logística (IFRS) e MBA em Administração e Marketing (Uninter). Consultora de negócios na Organizativa Consultoria Empresarial e membro da Apeme Mulher.

Vivências na área de comércio exterior, em processos de importação e exportação, planejamento estratégico e desenvolvimento da área comercial, tanto para o mercado interno, como externo. Mais de 10 anos de experiência prática em empresas de pequeno e médio porte, com funções de planejamento comercial e gestão estratégica. Atuação com consultoria empresarial para pequenas e médias empresas (indústria, comércio e serviços), orientada para a gestão estratégica, com ênfase para as áreas administrativa, comercial e marketing.
Aline Agatti

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