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10 dicas para gestão empresarial 4.0

por Hartmann Burmeister Advocacia | nov 8, 2019 | Privacidade de Dados e Compliance | 0 Comentários

Conheça mais sobre essa gestão que foca no consumidor e nas suas experiências.

Neste artigo você vai ver:

  • Conceito de gestão 4.0
  • Pontos fundamentais da gestão 4.0
  • Dicas de gestão 

Em um cenário de mudanças, as empresas se veem diante de uma necessidade obrigatória de inovação. Modelos tradicionais e burocráticos têm-se tornado ultrapassados em um mundo que exige rapidez e flexibilidade. E é diante deste contexto que as práticas de gestão empresarial estão se transformando.

Assim surgiu o conceito de Gestão 4.0, que significa a adoção de práticas de gestão na era digital.

Características da gestão 4.0

A Gestão 4.0 utiliza as tecnologias para as práticas de administração, focando no consumidor e nas suas experiências. Além disso, trabalha para que o cliente tenha uma experiência completa, superando as suas expectativas. Alguns pontos são fundamentais nesta Gestão 4.0:

  • Atendimento eficaz: o consumidor, inserido neste ambiente de mudança, torna-se ainda mais exigente em relação ao atendimento. Assim, é necessário que as empresas definam processos para um atendimento eficiente.
  • Relacionamento mais próximo: distância física não pode gerar um relacionamento também distante. O consumidor quer estar próximo das empresas que escolheu para se relacionar, sentindo-se especial e único;
  • Plataformas omnichannel: são plataformas integradas e conectadas, que compartilham diferentes canais de comunicação simultâneos, estreitando a relação entre o offline e o online.
  • Internet das Coisas ou Internet of Things – IoT: interligação entre objetos, máquinas, veículos, além de outros dispositivos eletrônicos, que trocam e coletam dados entre si. Com isso, tais objetos tornam-se “inteligentes”, pois têm suas funções expandidas devido à essa conexão e troca de informações.
  • Segurança: esse é um dos grandes obstáculos desta nova revolução, pois com tanta conectividade é preciso criar sistemas e dispositivos cada vez mais seguros e que protejam as informações e os arquivos das empresas.
  • Big Data Analytics: são estruturas de dados que realizam a captura, a análise e o gerenciamento de informações, em grande profundidade, tornando possível a previsão de movimentos de mercado e uma melhor compreensão dos clientes.

10 dicas de gestão

Agora que você já entende a gestão 4.0, veja 10 dicas que podem ser implementadas em sua empresa.

 1: Mudança de mindset

Uma das primeiras mudanças necessárias é a do mindset, que é mudar a mentalidade da própria empresa e dos colaboradores. Com o ambiente em constante mudança, antigas práticas de gestão tornam-se incapazes de atender às novas demandas. Assim, é necessário desenvolver a capacidade de aprendizagem constante e se desenvencilhar das crenças limitantes, saindo da zona de conforto, tornando-se uma empresa com cultura aberta.

2: Liderança

Para conduzir todas estas mudanças de gestão necessárias dentro das empresas, é fundamental que haja, também, uma transformação das lideranças. O novo papel dos líderes é de facilitadores, coordenando equipes que, muitas vezes, apresentam-se multidisciplinares. A tradicional figura de chefe é substituída por uma liderança dinâmica, que utiliza uma abordagem humanizada para extrair os melhores resultados da sua equipe e conseguir engajamento nos projetos.

3: Equipes multidisciplinares

Se há algumas décadas as empresas focavam nas competências técnicas de seus colaboradores, esta nova era exige que os profissionais tenham, também, outras habilidades, conhecidas como soft skills, como empatia, criatividade e iniciativa. Além disso, há uma necessidade de profissionais das mais diversas áreas, para compor uma equipe coesa e responsiva.

4: Comunicação

A tecnologia permite que os colaboradores, assim como parceiros e clientes, estejam nas mais diversas localizações. Isso exige que as organizações definam processos seguros, rápidos e eficientes de comunicação entre as mais diversas pessoas. Há inúmeras ferramentas e plataformas gratuitas disponíveis de comunicação, como Skype, Whereby, Zoom Cloud Meetings, Wix, dentre outros, que podem ser usadas para acelerar a troca de informação e aproximas públicos.

5: Sistemas de Gestão

O sistema de gestão torna-se fundamental para gerar na organização produtividade, dinamismo e flexibilidade. É necessário que haja uma integração entre os sistemas para direcionar melhor a atuação dos profissionais envolvidos.

6: Flexibilidade

A flexibilidade é uma característica fundamental nas práticas de Gestão 4.0. Processos extremamente rígidos e excesso de burocracias afastam os clientes, que desejam rapidez e agilidade para o atendimento das suas necessidades.

7: Experiência do consumidor

Entregar um produto ou serviço de qualidade é obrigação de qualquer empresa e isso já não encanta os clientes. É necessário focar na experiência como um todo, desde as características do site, canais de comunicação, a venda em si, o pós-venda, além de outros aspectos.

8: Inovação

A inovação é uma prática diária na era digital, não só em relação aos produtos e serviços oferecidos, mas também na busca de soluções criativas para os problemas organizacionais.

9: Indicadores

O que não se mede, não se gerencia. Com a migração do analógico para o digital, um grande volume de dados é gerado, diariamente, pela empresa. É fundamental a definição de indicadores e seu monitoramento para contribuir com as ações a serem adotadas pela organização. Uma sugestão é a criação de dashboards para acompanhamento de indicadores de performance.

10: Foco na estratégia

De nada adianta as organizações realizarem tais mudanças, desde estruturais até tecnológicas, se houver um descuido com o planejamento. É fundamental que as empresas definam suas estratégias e qual o seu propósito. Assim, as tecnologias serão utilizadas em prol de tais objetivos. A inovação não pode ser um fim, mas sim uma forma de se alcançar as metas propostas de maneira criativa e ágil.

Adotando a Gestão 4.0 na minha empresa

A era digital já é uma realidade. Por isso, é necessário que as empresas evoluam, transformando possíveis obstáculos em oportunidades de negócios. Pensar que a inovação só é acessível para grandes organizações é um erro, pois o avanço tecnológico democratizou a competição entre as empresas. Porém, para que a empresa foque naquilo que é verdadeiramente o seu negócio, é necessário criar parcerias com empresas e escritórios com expertise no ambiente digital, desde a área jurídica até a financeira.

 

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