Saiba mais sobre essas empresas que vêm conquistando o mundo.
Neste artigo você vai ver:
- O que são startups unicórnio?
- Startups unicórnio no Brasil
- Características das startups unicórnio
Você pode até não acreditar muito em unicórnios, mas eles existem, sim! E nós temos como provar!
Bom, talvez não aqueles unicórnios que você tem na mente, aqueles animais mitológicos, cavalos com um chifre, que são seres mágicos.
Aqui falamos daquelas startups unicórnio, que conseguem valer mais de 1 bilhão de dólares. Um feito tão extraordinário quanto encontrar um cavalo mágico com chifres.
A seguir, explicaremos melhor como surgem estes unicórnios, os exemplos de empresas que conseguiram ultrapassar essa marca de 1 bilhão e como a sua startup pode se tornar um desses raros exemplos.
O que significa Startup Unicórnio
Uma startup unicórnio é aquela que consegue ter um valuation de mais de 1 bilhão de dólares.
Existem também outros seres mais raros ainda, o super unicórnio (Decacorn), que são aquelas startups que conseguem valorização superior a 10 bilhões de dólares, como foi o caso da Uber e da WeWork.
Este termo nasceu em 2013, quando o investidor anjo, fundador da Cowboy Ventures, Aillen Lee, criou essa nomenclatura para descrever as empresas que eram tão extraordinárias quanto unicórnios e conseguiam ter valorização de mais de 1 bilhão de dólares, mesmo sem abrir capital na bolsa de valores.
Você conhece algum unicórnio?
Você provavelmente deve conhecer e até utilizar algum serviço de uma startup unicórnio. Inclusive, Google e Facebook, já foram unicórnios na época de seu crescimento. Hoje já são empresas sólidas e com capital aberto.
Segundo um estudo da CBInsights, até o começo de 2019 existiam mais de 325 startups unicórnios no mundo.
Algumas delas você provavelmente já conhece, como Uber, Xiaomi, Airbnb, Snapchat, Pinterest, Spotify, Dropbox, SurveyMonkey, dentre outras.
Unicórnios brasileiros
No Brasil também temos algumas statups que conseguiram se tornar unicórnios:
99 Taxi
A companhia do ramo dos transportes anunciou o feito após ser adquirida pela chinesa Didi Chuxing, em janeiro de 2018, pelo valor de mais de 1 bilhão de dólares e, assim, entrou na lista dos unicórnios brasileiros.
Nubank
No início de 2018 a fintech brasileira foi avaliada em 4 bilhões de dólares, se tornando mais uma nessa lista.
PagSeguro
Por ser uma empresa pertencente ao grupo UOL, alguns veículos de mídia e estudiosos da área não consideram o PagSeguro uma startup. Mas, se consideramos como uma fintech, ela realmente conseguiu se tornar um unicórnio quando vendeu suas ações e arrecadou 2,3 bilhões de dólares.
Arco Educação
A startup brasileira que chegou a comprar o Sistema Positivo de Ensino, também é dona da plataforma SAS e é especializada em soluções educacionais para o ensino privado, conseguiu chegar a uma avaliação de mais de 1 bilhão, após vender uma fatia de 22% do seu negócio.
Stone
A empresa especializada em pagamentos fez uma oferta pública inicial em outubro de 2018 e captou cerca de 1,2 bilhão de dólares, subindo o valuation da empresa para quase US$ 6,7 bilhões.
Movile (Ifood)
A Movile, grupo de Venture Capital que controla IFood, Apontador, Sympla, dentre outras empresas, anunciou que uma de suas startups, neste caso, o IFood, havia passado a marca de 1 bilhão de dólares se tornando mais um dos unicórnios brasileiros.
Como nasce um unicórnio?
Analisando algumas das startups que conseguiram se tornar unicórnios, podemos encontrar algumas características marcantes:
- A maioria delas conta com aplicativos como seu maior canal de distribuição;
- A estrutura de seus negócios conta com escritórios enxutos e colaboradores de alta eficiência;
- Modelo de negócio muito inovador, sendo que a maioria costuma ser vanguardista em um nicho de mercado;
- Buscam principalmente escalabilidade, tentando alcançar o maior número possível de consumidores, sem pensar apenas no lucro no primeiro momento, dessa forma conseguem um crescimento exponencial em sua participação no mercado.
Criar um unicórnio não é nada simples, por isso são seres tão extraordinários. Para que uma startup chegue nesse patamar, uma das suas principais missões é buscar uma inovação focada em resolver uma dor latente de seu cliente.
Como exemplo, podemos analisar a história da 99 Táxi. Táxis sempre existiram. Pessoas sempre precisaram se locomover de um lugar ao outro. Não há nada de inovador nisso. O que a 99 fez foi facilitar a vida das pessoas que precisavam se locomover, tornando o processo todo mais simples e dinâmico, tanto para motorista, quanto para passageiros.
A sacada foi usar um dispositivo que ganhava cada vez mais popularidade (o smartphone) para mostrar ao usuário todas as opções de transporte disponíveis, deixando tudo ao alcance de um toque.
Outro exemplo, o Nubank, cresceu em um segmento dominado por grandes conglomerados como Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Itaú. Tudo isso focando em uma coisa simples: o cliente.
Criou um cartão grátis, ao contrário dos outros bancos. Focou seu atendimento no cliente, buscando resolver os problemas de maneira simples, prática e eficiente, indo contra a tradição dos “bancos comuns”, acostumados com filas, senhas, burocracia.
Parece que existem dois pontos que devem ser focados por startups que desejam se tornar unicórnios: clientes e tecnologias. Ou seja, pensar no cliente em primeiro lugar, na solução do seu problema da melhor maneira possível. E fazer isso com a ajuda de uma tecnologia de ponta, que facilite seu acesso e permita mais agilidade e segurança.
Parece fácil, mas não é!
Simplificando assim até parece fácil. Mas não é! Se fosse, veríamos unicórnios por aí o tempo todo, não é mesmo?
Ser uma startup unicórnio é algo raro, que envolve muito trabalho duro, perseverança, criatividade e foco. Porém, como vimos aqui, é possível!
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