Como um Programa de Compliance pode ajudar sua empresa

Postado no dia: 27 março, 2024 / Artigos

Compliance

Muitas pessoas se questionam se é importante fazer um programa de compliance para a empresa, e se isso pode ser postergado para depois.

Inicialmente, um programa de compliance é essencial, não só para os administradores e investidores, mas para toda a cadeia de fornecedores e clientes. Em termos gerais, para todos aqueles que se preocupem com a própria reputação quando realizada uma parceria, ou contratado um serviço. E atualmente o compliance já não é mais visto como um extra na condução da empresa. Ele se torna essencial para que possamos controlar apropriadamente o que esperamos dos colaboradores e dos parceiros. Da mesma forma, esperamos que as empresas prestadoras de serviço mantenham um programa sério de compliance.

 

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O que é Compliance
  • Como desenvolver um programa de Compliance
  • Qual a importância do programa de Compliance

 

O que é Compliance

O compliance é estar em conformidade com as regras basilares quanto ao negócio desenvolvido. Esta prática demonstra a preocupação dos gestores quanto a conformidade. E, além disso, coloca de forma clara que espera dos demais parceiros, funcionários e prestadores de serviços, a mesma conduta durante a prestação dos serviços.

Um programa de compliance, além de destacar a empresa no mercado, demonstra a seriedade, solidez e profissionalismo. Isso reflete, inclusive, nas tomadas de decisão dos colaboradores, que passam a seguir as condutas da empresa.

Existem alguns pontos importantes num programa de compliance, independentemente do objetivo da empresa, pois trazem condutas basilares capazes de manter a solidez e a boa reputação da empresa. Importante referir que as condutas da empresa são o portfólio desta em relação ao mercado, e se a empresa não demonstra a intenção de estar compliant, talvez não esteja preparada para estar no mercado.

Compliance não é só um nome, ou uma política a ser seguida pela empresa. Compliance é a vivência dessas regras dentro da empresa, para que impliquem na formação da cultura dos colaboradores, formando e mantendo a base reputacional e o reconhecimento dentro do mercado.

 

Como desenvolver um programa de Compliance

Para a formação desse reconhecimento, é essencial que a empresa desenvolva algumas normas importantes. E para além do desenvolvimentos, estas devem ser observadas e seguidas por todos.

Alguns passos importantes para a implementação de um Programa de Compliance envolvem a criação de:

  • Código de ética e cultura, que determine o core da empresa, o que é vital e necessário para a perpetuação do negócio;
  • Diretrizes em políticas para a formação da conduta e da reputação da empresa. Alguns exemplos são a política anticorrupção, política de prevenção de lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo, proteção de dados pessoais, governança corporativa, além da observação quanto a leis e regulamentos que são aplicáveis para o seu negócio.

Mas, afinal, pra quê serve tudo isso?

 

Qual a importância do programa de Compliance

Parece que isso tudo é algo muito intangível, e que pouco vai fazer diferença ter essas disciplinas dentro da empresa para que os colaboradores se dediquem para a sua aplicação, tornando a empresa compliant com os seus objetivos. Todas essas estipulações e determinações são importantes para a própria sobrevivência da empresa, para fins de facilidade nas suas operações dentro do mercado, trazendo confiabilidade e segurança para os seus clientes, seja sob a ótica interna, quanto pela externa, englobando parceiros e prestadores de serviços, que também deverão estar empenhados em cumprir com as diretrizes.

Esse direcionamento também traz uma grande vantagem e visibilidade em relação ao setor financeiro da empresa, sendo que eventuais investidores terão muito mais segurança em analisar e prosseguir com um aporte de capital dentro de uma empresa compliant.

E todos sabemos que para que a empresa tenha agilidade nos seus serviços e escalabilidade, é fundamental garantir a imagem reputacional e confiabilidade desta em relação ao mercado.

De nada servem esses regramentos se os colaboradores e o C-level da empresa não estiverem empenhados em seguir com as determinações do Compliance. É fundamental que haja treinamentos e que todos saibam quais são as diretrizes e a estruturação da empresa, linkando todas as áreas para que todos os colaboradores sejam protagonistas no crescimento e na solidez reputacional da empresa.

Compliance é mais do que uma tendência: é uma exigência do mercado. E serve tanto para diferenciar o comprometimento e a seriedade entre as empresas, como para regular a competitividade.

Se você tem dúvidas de como incluir o compliance na sua empresa para buscar a conformidade e aumentar a reputação da sua empresa, podemos ajudá-lo. Entre em contato e agende uma conversa.

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