Vert agora é Veja: O que podemos aprender com isso?

Postado no dia: 2 abril, 2024 / Sem categoria

Vert agora é Veja no Brasil!

Após embates com o registro, já que a nomenclatura original existia no país, a Veja unificou seu nome globalmente. E Vert agora é Veja.
E, através disso, buscou-se trazer de forma padronizada para o mundo o propósito da marca.

Criada na França por Sébastien Kopp e François-Ghislain, a marca conhecida no mundo todo como VEJA entrou no mercado de calçados com uma visão diferente. Com sua fabricação iniciada em terras brasileiras, a Vert | Veja foi fundada sobre os pilares da sustentabilidade de sua cadeia produtiva, levando o consumidor a ver além do produto. Veja como, por quem e onde.

Porém, por mais engraçado que pareça, logo no Brasil a marca encontrou barreiras no momento do seu registro. Por conta disso, apenas por aqui os calçados passaram a ser comercializados sob o nome “Vert”. Durante quase 10 anos, a Veja valorizou como nome da marca de tênis mundo afora. Mas no Brasil, encontrou concorrentes de peso pela relevância do nome, como as marcas homônimas de revistas e de produtos de limpeza.

Antecipando, assim, uma eventual confusão, mesmo se tratando de produtos diferentes, Veja virou Vert. Dessa forma, a marca garantiu que os símbolos e logos se mantivessem, assim como sua mensagem e produção sustentável.

E, apesar de o nome Vert (“verde” em francês) fazer sentido com a ideia de sustentabilidade, agora resgata-se a ideia original e ela toma seu lugar no país que é o terceiro maior mercado da marca.

VEJA Volley

Foto: Divulgação.

 

E o que podemos aprender com isso?

Bom, é de se imaginar que o processo de alteração de uma marca deve ser muito bem desenhado, justamente para evitar aquele desconforto inicial dos consumidores. Além disso, ter um bom propósito por trás dessa mudança é o que pode fazer a diferença do sucesso do seu negócio, que permanece o mesmo, apesar da nova vestimenta.

Esse caso é um ótimo exemplo de estratégia de marca. Por o nome Veja já ser usado no mundo todo, a imagem do negócio apenas se fortaleceu e se solidificou como algo global. E agora, depois de 10 anos da entrada da marca no Brasil, nos despedimos da Vert e damos olá para a Veja.

Porém, a sua empresa não precisa estar se aventurando off-shore para se recolocar no mercado com sucesso e segurança. Um dos principais passos para garantir bases sólidas no processo criativo do rebranding é o registro da marca.

O caso da Vert | Veja traz dois pontos importantes em relação ao registro da marca. Primeiro, a proteção e a segurança em relação às marcas registradas no Brasil. Segundo, a possibilidade de se buscar o registro da marca quando há registro semelhante, mas que não haja concorrência direta entre estas.

A proteção e a segurança em relação ao registro das marcas são importantes. É  a partir delas que o titular da marca pode ter segurança quanto a não utilização de marca igual ou semelhante que possa vir a induzir em erro seus consumidores. Isso porque a Lei de Propriedade Industrial (ou intelectual) refere expressamente a vedação do registro de marcas que possam reproduzir ou imitar umas as outras para fins de causar confusão ou associação entre os consumidores, fazendo com que estes consumam produtos ou serviços erroneamente.

Quanto a possibilidade do registro de marca semelhante, trata-se de buscar o direito em relação a possibilidade do registro da marca, desde que não haja a confusão ou associação entre outras. No caso da antiga Vert, agora Veja, não haveria possibilidade de enganar o consumidor que tem o intuito de comprar um produto de limpeza, ou buscar informação através de um informativo, e, por conta do nome semelhante, acaba por comprar um tênis.

Claro que todo o procedimento para a verificação do registro da marca passa por análise administrativa, e pode chegar às vias judiciais para determinar se é possível seguir com o registro da marca ou não.

Portanto, podemos concluir que o registro da marca é essencial para a proteção e segurança do seu negócio. Principalmente para evitar que haja confusão por parte dos seus clientes e consumidores finais. Além de prevenir que marcas semelhantes podem coexistir, desde que não haja prejuízo para os titulares.

Já pensou em registrar sua marca ou quer mudar a cara do seu negócio e não sabe por onde começar? Conte com a gente e entre em contato com nossa equipe!

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